O Google firmou ontem um acordo com a prestigiada Biblioteca Estatal da Baviera (Bayerische Staatsbibliothek ) no âmbito do Google Book Search (GBS) A Biblioteca Estatal da Baviera, sedeada em Munique, é uma das mais importante e renomeadas bibliotecas de investigação do mundo, possuindo cerca de 9 milhões de documentos. O projecto com o GBS contempla a digitalização de um milhão de livros, com títulos sobretudo em Língua Alemã, mas haverá também títulos em italiano, francês, latim e inglês. Alguns dos exemplares datam dos primeiros anos após a invenção da imprensa de caracteres (tipos) móveis de Gutenberg.
Todos os livros que serão incluídos no projecto apresentam direitos autorais expirados (ou, mais raro, mesmo ausência de direitos de autor). Na Alemanha, a lei estende os direitos de autor até 70 anos depois da morte dos autores.
A Biblioteca Estatal da Baviera, que celebra no próximo ano 450 anos de existência é a maior biblioteca não-inglesa a ser incluído no projecto GBS. Esta biblioteca, a central do estado alemão da Baviera, possui a maior colecção do mundo de incunábulos (cerca de 20 mil), incluindo a "Bíblia de Gutenberg" (ou Bíblia de 42 linhas); a segunda maior colecção de periódicos e séries monográficas da Europa (47, 200 subscrições); e mais de 90 mil manuscritos. (fonte da foto: Biblioteca Estatal da Baviera)
Outro grande passo do Google Book Search foi o lançamento recente de uma versão em chinês, abrindo assim o GBS ao maior mercado do mundo. Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas e o Google, Informática Internet e Bibliotecas |